Categorias

Morre o executivo que forjou a Intel

Andrew Grove faleceu aos 79 anos nessa segunda-feira de causas não-reveladas pela família, mas era sabido que ele lutava contra o Mal de Parkinson de longa data.

Grove foi o principal motor de impulso da Intel, entre 1979 e 2004, e seu legado se faz sentir até hoje não apenas na empresa que ajudou a forjar como também em toda a indústria da computação.

O engenheiro entrou na Intel como o primeiro funcionário contratado pela empresa recém-fundada e já entrou ocupando o cargo de diretor de engenharia. Dali para a frente, galgaria os degraus da hierarquia da Intel até assumir a posição de Presidente em 1979. Em 1987, tornou-se CEO, cargo do qual se afastaria somente por questões de saúde. Ainda assim, Grove ocupou uma cadeira no conselho diretor até 2004.

andy-grove-timeSob sua liderança, nasceram conceitos como “Intel Inside” e chips que se tornaram emblemáticos, como o 486 e o Pentium, colocando a empresa no topo do mercado de processadores por anos a fio, mesmo diante das constantes mudanças do mercado.

Graças à sua visão, a Intel passou a investir também em semicondutores e se tornou o maior fabricante do mundo, levantando seu faturamento de 1,9 bilhão de dólares anuais para impressionantes 26 bilhões de dólares ao ano.

Seu estilo de administrar os negócios e sua visão única do mundo da tecnologia o colocaram como um exemplo a ser seguido por outros líderes da indústria.

Reza a lenda que Steve Jobs, em 1997, consultou Grove sob se deveria ou não retornar para a Apple. Recebeu como resposta: “Steve, eu não dou a mínima sobre a Apple” (uma tradução mais suave para o original “Steve, I don’t give a f*** about Apple”).

Nascido com o nome de András Gróf, em Budapeste, capital da Húngria, viu de perto a ascensão do nazismo e a invasão do país. Junto com sua mãe, trocou de identidade e viveu escondido na casa de amigos para não ser enviado para um campo de concentração junto com outros judeus. Com o fim da II Guerra Mundial, fugiu da ocupação soviética para a América, onde se formou em Engenharia e ajudaria a escrever a História da Computação.