Categorias

Moscou abandona produtos da Microsoft na administração pública

Moscou, capital da Rússia, aderiu a uma determinação do presidente Vladimir Putin e está substituindo todos os produtos da Microsoft da administração pública por softwares locais.

Pela determinação, o governo russo deve dar preferência a produtos nacionais para abandonar a dependência de soluções norte-americanas, diante do agravamento das tensões entre os dois países.

Nesse momento inicial, o Microsoft Outlook e o Exchange Server estão sendo trocados na capital por produtos desenvolvidos pela empresa estatal Rostelecom PJSC. Mas a meta é substituir também o pacote Office em todos os PCs e servidores da administração pública e a mudança irá atingir 600 mil máquinas no país. Além disso, German Klimenko, nome forte no controle da internet na Rússia, advoga por um novo aumento na taxação de empresas estrangeiras operando localmente, para subsidiar o crescimento de gigantes locais, como Yandex e Mail.ru.

O presidente Vladimir Putin se demonstrou preocupado com a reação de empresas norte-americanas e sua aparente capacidade de se tornar um obstáculo para o governo. Após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, diversos serviços de tecnologia controlados por multinacionais ocidentais foram desligados na região em resposta à ação russa.

O mercado de software na Rússia movimenta cerca de 3 bilhões de dólares ao ano e, até então, contava com forte presença de empresas ocidentais como Microsoft, Oracle e Cisco. Gradativamente, o governo vem substituindo soluções estrangeiras por alternativas locais na administração pública e está pressionando órgãos e entidades para adotarem a mesma política.