Categorias

Motor gráfico Unreal consegue renderizar carro em tempo real

O talento humano será substituído algum dia pelas máquinas? Esse parece ser o tema do curta-metragem Human Race, fruto de uma parceria entre a Chevrolet, a designer de carros The Mill e a desenvolvedora de jogos Epic Games.

Mas o que o curta acaba revelando é que existe muito mais por baixo da superfície e o vídeo, na verdade usou o motor gráfico Unreal para recriar veículos em tempo real.

Human Race foi apresentado para a plateia essa semana durante a Game Developers Conference e, apesar de exibir tanto a marca Chevrolet em diversos momentos, assim como o carro Mill Blackbird desenhado pela The Mill, é o motor gráfico que rouba a cena e mostra o potencial de gerar uma espécie de Realidade Aumentada em tempo real. Ao contrário de efeitos especiais comuns que são renderizados após as filmagens, em processos que podem levar horas, a Unreal Engine conseguiu realizar sua proeza em tempo real.

Confira o curta-metragem:

https://www.youtube.com/watch?v=MQ3QuZtrxl0

Nada que você já não tenha visto antes em outras produções hollywoodianas, certo? Mas o grande diferencial da tecnologia empregada em Human Race é justamente a capacidade de gerar os gráficos em tempo real, enquanto o diretor filma um veículo completamente diferente do que é visto na tela. Confira os bastidores:

A aplicação dessa técnica tira o poder gráfico da nova Unreal Engine do mundo dos jogos e permite utilizá-la com eficiência na publicidade, permitindo por exemplo a criação de comerciais customizados on demand; na Realidade Aumentada, extrapolando os limites do que é possível se obter hoje; ou mesmo no cinema, facilitando a vida de quem trabalha em produções que exigem uma grande demanda de efeitos especiais, reduzindo a necessidade de refilmagens.