Categorias

Mozilla afirma que está investigando Dell por cobrar usuários pela instalação do Firefox

A Dell está cobrando clientes £16,25 (cerca de US$27,18) para instalar o Firefox em um computador recém-adquirido, mas de acordo com a Mozilla, não existe nenhuma parceria entre as duas e que a prática não é permitida.

A empresa disse que está investigando o assunto e negou que tenha qualquer negócio com a Dell: “Não há acordo entre a Dell e Mozilla que permite que a Dell ou qualquer outra pessoa cobre para instalar o Firefox”, disse o vice-presidente da Mozilla e Conselheiro Geral, Denelle Dixon, em comunicado ao site The Next Web. “A nossa política de marcas registradas deixa claro que essa ação não é permitida e estamos investigando este relatório específico”, finalizou.

A opção de pagamento pelo serviço de instalação do navegador existe na loja online da Dell no Reino Unido em pelo menos um modelo de computador:

dell_uk_firefox

Um porta-voz da Mozilla apontou ainda para a seção específica na política de marcas registradas da empresa que cobre tal atividade. Sob “Distribuições de Software”, o documento afirma:

Se você estiver usando a marca (s) Mozilla para binários inalterados que está distribuindo, você não pode cobrar por esse produto. Por não cobrar, queremos dizer que o produto Mozilla deve ser sem custo e sua distribuição (seja através de download ou outros meios de comunicação) não pode ser sujeita a uma taxa.

Já a Dell respondeu ao The Next Web dizendo que essa prática é permitida porque a empresa está cobrando para o serviço e não o produto.

“Os serviços de configuração da Dell, incluindo o serviço de carregamento de aplicativos, garantem que os clientes têm um produto completo e pronto para usar quando ele chega”, explicou um porta-voz da Dell. “Nesta situação particular, o cliente não seria cobrado pelo download do software Mozilla Firefox, a taxa cobriria o tempo e o trabalho envolvendo o pessoal da fábrica para carregar uma imagem diferente do que é fornecida com a configuração padrão do sistema”.

Esta é uma linha tênue que a Dell está andando, já que a política da Mozilla não apenas abrange o software, mas sua instalação também, como pode ser visto na política da empresa acima.