Categorias

Mozilla atualiza Firefox para Android

Menu de compartilhamento e recurso de leitura tiveram melhorias na nova versão do Firefox para Android
Menu de compartilhamento e recurso de leitura tiveram melhorias no Firefox para Android

A Mozilla lançou hoje a versão 24 do Firefox para Android. A atualização apresenta novos recursos, como ferramentas para o compartilhamento de links e suporte para o WebRTC.

Com a introdução do WebRTC para o Firefox móvel, a Mozilla agora alcançou o Chrome para Android. Os usuários do Chrome tem acesso ao WebRTC tanto na versão desktop quanto na versão mobile já há algum tempo. Enquanto a maior parte dos usuários não terá acesso a esse recurso imediatamente, agora que ele está disponível tanto para Chrome quanto para o Firefox em ambas versões (mobile e desktop) os desenvolvedores possuem mais opções e terão mais confiança para desenvolver aplicativos específicos para os navegadores.

O Firefox para Android vai oferecer suporte para os três componentes do WebRTC, para fornecer aos desenvolvedores acesso à webcam e microfone, bem como a possibilidade de chamar outros browsers e transferir dados entre eles.

Para compartilhar links, o Firefox para Android apresenta um novo recurso de compartilhamento rápido no menu Firefox Share. Se o usuário compartilha links regularmente nas redes sociais ou até por email, o Firefox permite que esse processo seja automatizado. O navegador vai adicionar automaticamente ao menu os serviços de compartilhamento utilizados com mais frequência, colocando os compartilhamentos a apenas um clique.

Além disso, o navegador agora oferece suporte ao compartilhamento através de NFC. O usuário pode simplesmente “bater” seu dispositivo no de um amigo, e compartilhar uma aba aberta em alguns segundos.

O recurso que pode acabar ganhando um grande destaque é o Reader, um recurso relativamente desconhecido de leituras sem distrações, com armazenamento offline. Agora, o Reader pode trocar automaticamente entre modo diário e noturno, dependendo do nível de iluminação da sala, e permite que o usuário escolha se quer ler com fontes com ou sem serifa de forma rápida.

Outros novidades incluem a troca para o Baidu como mecanismo padrão de busca na China, suporte para Braile, e mais algumas melhorias para o TalkBack e outros leitores de tela para o Android.