Categorias

Mozilla cancela versão de Firefox para Windows 8

O Vice-Presidente do Firefox Johnathan Nightingale anunciou no final da semana passada que pediu para seu time de engenheiros que cancelassem o desenvolvimento da versão do navegador para a interface Metro do Windows 8. O motivo? A baixa adesão ao sistema operacional e sua nova interface.

Nightingale alega que a Mozilla precisa focar em projetos de maior impacto. Ele conta que quando o Windows 8 foi anunciado, temeu que o Firefox ficasse de fora do novo sistema operacional. Mas a nova interface criada pela Microsoft (originalmente batizada de Metro) não fez o sucesso esperado.

“Em qualquer dia, por exemplo, tínhamos milhões de pessoas testando versões pre-release do Firefox para interface desktop, mas nunca víamos mais do que 1.000 usuários ativos no ambiente Metro”, declarou o executivo. Entre arcar com os custos de desenvolvimento, suporte e manutenção de um navegador para poucos e não lançá-lo, foi determinado o cancelamento da versão.

“Isso nos expõe ao risco do Metro decolar amanhã e nós termos que nos virar para alcançá-lo, mas é melhor correr esse risco do que os custos reais de investimento em uma plataforma que nossos usuários mostraram poucos sinais de estarem adotando”, afirma Nightingale, com uma rara franqueza vista na indústria. E conclui: “vamos focar nossos esforços onde podemos alcançar mais pessoas”.