Categorias

Mozilla cria programa de testes de novas funcionalidades do Firefox

A Mozilla anunciou a criação de um programa de testes para novas funcionalidades do navegador Firefox, chamado de Test Pilot.

O programa voluntário permite que usuários experimentem em primeira mão novos recursos que ainda estão em fase de testes e que podem ou não ser implementados no navegador no futuro.

O objetivo da iniciativa é oferecer aos desenvolvedores da Fundação Mozilla um canal de feedback e sugestões com os usuários, assim como uma plataforma de avaliação de como estas funcionalidades estão sendo utilizadas em necessidades reais do dia a dia e correção de bugs.

Para utilizar o Test Pilot é necessário ter uma Conta Firefox, a mesma utilizada para sincronizar informações entre diferentes dispositivos, e domínio do idioma inglês. A empresa promete lançar uma versão do programa para outros idiomas no futuro. A Mozilla pretende atingir dezenas de milhares de usuários em seu projeto e irá anunciar a novidade na página inicial do navegador.

https://youtu.be/lDv68xYHFXM

No momento, apenas três recursos estão em fase de testes e disponíveis no Test Pilot e o usuário pode escolher qual deles deseja ativar e experimentar a qualquer momento. De acordo com Nick Nguyen, Vice-Presidente de produto da Mozilla, há outros dois experimentos à caminho, mas o programa nunca deve ter mais de seis testes ativos ao mesmo tempo, para evitar desgaste.

O primeiro deles é chamado de Activity Stream e foi um dos pontos de partida para a criação do projeto. Esse recurso pretende alterar a forma como o usuário navega e facilitar a procura por sites do Histórico e redescobrir endereços interessantes visitados anteriormente. Através dele é possível ter uma visão ampla de sua linha do tempo a cada nova aba gerada no navegador.

Tab Center é um experimento que muda a posição das abas no Firefox, depois de anos na parte de cima da janela de navegação. Com esse recurso ativado, as abas passam a aparecer na lateral da janela, como já é possível atualmente com alguns plugins terceirizados. A existência dessa funcionalidade no Test Pilot pode sinalizar uma quebra de paradigma para o Firefox nos próximos meses.

O último recurso disponível no momento é o Universal Search, que transforma a barra de endereços do navegador em um mecanismo de busca com sugestões de sites, baseados em buscas mais comuns e no histórico de navegação do usuário. Na prática, o experimento combina algo que já é feito pelo Firefox na barra de endereços e na caixa de buscas, unificando esses dois espaços como já acontece em navegadores rivais.

Nguyen deixou escapar em entrevista para o site Venture Beat que o Test Pilot pode receber em breve uma ferramenta nativa de captura de telas no navegador e um experimento que irá utilizar o poder do Internet Archive para criar páginas de erro 404 mais úteis para o usuário.