Categorias

Mozilla deve restringir complementos do Firefox

Os engenheiros da Fundação Mozilla devem bloquear o acesso a conteúdos baseados em aplicativos como Java e Silverlight, no Firefox. A Mozilla afirma que a mudança deve servir para melhorar o desempenho e a segurança do browser. Mas, os usuários que quiserem, poderão habilitar plugins, nas configurações do Firefox.

As mudanças acompanham o recurso “click-to-play”, lançado no ano passado e que permite que os usuários ative os complementos apenas na hora que o site requisitar. O complemento fica desabilitado, e quando precisa ser executado, aparece um link no lado esquerdo da URL, que ativa o plugin. Depois que o conteúdo é exibido, o plugin é novamente desativado.

A diferença é que o recurso só desabilita complementos que estejam atualizados e que possam ser utilizado por invasores, para instalar aplicativos maliciosos no computador. Porém, no futuro, o recurso vai bloquear todos os complementos, exceto pelo Adobe Flash Player.

A Mozilla não especifica quando a alteração entrará em vigor, mas afirma que os engenheiros da companhia irão monitorar os resultados para aprimorar a experiência dos usuários.