Categorias

Mozilla disponibiliza os primeiros smartphones com Firefox OS para o público

Depois de meses de desenvolvimento, o Firefox OS da Mozilla finalmente está pronto para o público. Nessa segunda-feira (01), a empresa anunciou que os dois primeiros aparelhos rodando o sistema operacional irão à venda em mercados limitados, como Alemanha e Espanha. 

Primeiros smartphones serão lançados em mercados limitados
Primeiros smartphones serão lançados em mercados limitados

Os primeiros modelos disponibilizados serão o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire. Consumidores da Espanha não terão de esperar muito: a Telefónica acaba de anunciar que o ZTE de 3,5 polegadas estará à venda a partir de amanhã (02), custando em torno de US$ 90 para clientes pré-pagos.

A Mozilla espera que sua abordagem de código aberto, com aplicativos em HTML5, atraia mais consumidores e os mantenha longe de rivais como Android, Asha e Windows Phone, que oferecem preços semelhantes por dispositivos de baixo custo.

Ainda não foram anunciados mais mercados, mas smartphones com o Firefox OS estarão à venda também na América Latina, outros países da Europa e em breve na Ásia, com a Huawei e LG se juntando à ZTE e Alcatel na liberação de novos dispositivos. A Sony também deve anunciar um novo aparelho no próximo ano.

Nós fizemos uma entrevista com Chris Heilmann, principal evangelista da Mozilla, e ele comentou um pouco mais sobre o novo sistema, dá uma olhada