Categorias

Mozilla lança seu próprio bloqueador de anúncios para iOS

A Fundação Mozilla entrou de surpresa na guerra dos bloqueadores de anúncio e anunciou o lançamento do Focus, um aplicativo gratuito para iOS que bloqueia propaganda e sistemas de rastreamento.

O objetivo do aplicativo não é bloquear indiscriminadamente todo e qualquer anúncio mas apenas aqueles que fazem parte de uma lista open-source de anunciantes que violam a privacidade dos usuários.

Com o rompimento definitivo da Mozilla com o financiamento com o Google, a fundação alega ter a liberdade operacional e criativa para voltar a defender as mesmas diretrizes que levaram à sua criação: uma web aberta, transparente, segura e sem monopólios. A Mozilla também foi uma das primeiras empresas de tecnologia a se preocupar com o rastreamento da navegação dos usuários.

Foi pensando na experiência do usuário que a Mozilla desenvolveu o Focus, com diversas funcionalidades configuráveis. Para Mark Mayo, Vice-Presidente do Firefox, “quando você oferece algum controle ao usuário sobre o que está acontecendo, eles podem realmente tornar a experiência da web deles… bloqueio de conteúdo pode ser muito instigante para uma melhor experiência web”.

focus-tablet

O Focus utiliza o sistema de blacklists do Disconnect.me, uma iniciativa privada mas aberta de estabelecer regras de comportamento e listas de violações. Ainda assim, o aplicativo terá espaço para a colaboração dos usuários na identificação de elementos intrusivos em páginas web que possam afetar a privacidade da navegação, sejam anúncios, rastreadores ou mesmo aplicações de análise de tráfego.

Embora a Mozilla defenda a abertura da web e o uso de protocolos livres, o Focus inicialmente não irá funcionar como um plugin para o Firefox no iOS, mas estará limitado a ser utilizado exclusivamente com o Safari. A limitação vem por conta da API da Apple para bloqueadores de anúncios, que é fechada para seu navegador proprietário. A Mozilla espera que a Apple reveja a decisão e que o Focus possa ser utilizado no navegador de escolha do usuário em breve.

Segundo Mark Mayo, a Mozilla também tem planos de lançar o Focus para Android no futuro, mas não há datas marcadas por enquanto.