Categorias

Mozilla lança versão estável do Firefox 23

    Mozilla lançou hoje o Firefox 23
Mozilla lançou hoje o Firefox 23

A Mozilla lançou hoje o Firefox 23, que inclui novos recursos, e estende as capacidades do browser para além de simplesmente exibir websites.

Na versão desktop, o browser pode ser integrado a diversas redes sociais, como Facebook, Cliqz e Mixi, que ficavam disponíveis em uma barra lateral. Agora, o browser está expandindo esse recurso, adicionando na barra um botão para compartilhar.

A princípio, o recurso funciona apenas com o Facebook Messenger para Firefox e com o Cliqz, e permite que o usuário “poste um artigo em seu profile, compartilhe uma receita, ou envie uma ideia de presente em mensagem inbox, e tudo sem deixar a página que o usuário está visitando”.

A Mozilla espera que mais serviços ofereçam suporte ao botão, e a empresa afirma que também espera que outros sites utilizem sua API social.

“Há um potencial infinito em integrar redes sociais, email, finanças, lista de tarefas, esportes, notícias, e outros conteúdos na sua experiência com o Firefox”, afirmou a companhia no anúncio feito hoje.

O update também traz bloqueio de conteúdo misto para o navegador. Com isso, quando o usuário que utiliza o Firefox 23 acessar sites que utilizam fontes seguras de HTTPS, e também lê dados de páginas HTTP normais, o navegador agora vai tentar impedir ataques realizados por interferências no meio desses procedimentos, bloqueando a execução de scripts nessas páginas.

A Mozilla também está liberando suporte para o elemento <blink>a partir do Firefox 23.

No Android, a companhia também está lançando alguns novos recursos. A barra de endereços agora conta com um recurso de auto-completar, e reconhece quando um site dos seus favoritos já está aberto, apenas redirecionando o usuário quando ele clica no ícone, ao invés de abrir uma nova aba. E, da mesma forma que outros browsers mobile, a barra de endereços some automaticamente conforme o usuário rola a página para baixo.

A nova versão para o sistema do Google também recebeu um update no leitor de RSS, que detecta automaticamente os feeds.