Categorias

Mozilla se junta à guerra contra as “notícias falsas”

A Fundação Mozilla anunciou que está se juntando à briga contra a proliferação das “notícias falsas” na internet.

Inicialmente, será criada a Mozilla Information Trust Initiative (MITI) para desenvolver estudos sobre a propagação de rumores e desinformação, mas produtos sob a tutela da fundação também serão utilizados para alertar os leitores.

Para Katharina Borchert, Chefe de Inovação da Mozilla, “o impacto da desinformação em nossa sociedade é um dos mais importantes, urgentes e divisivos tópicos de nossos dias. A desinformação esvazia a transparência e semeia a discórdia, corrói a participação e a confiança e sabota o benefício público da web”. São palavras duras contra um mal que parece não ter fim e a executiva aponta que sua disseminação vai contra tudo que a Fundação acredita.

“A Mozilla está comprometida em construir tolerância ao invés de ódio, e construir tecnologias que possam proteger os indivíduos e a web”, declarou Borchet. Ela reforça que as fake news “tornam a internet menos saudável. Como resultado, a habilidade da internet de capacitar uma sociedade democrática sofre”.

Por enquanto a MITI não tem um plano concreto de ação e irá iniciar um levantamento sobre o alcance da desinformação ainda esse ano, a partir de dados de navegação anônimos coletados durante o período que antecedeu as eleições norte-americanas de 2016, considerado por muitos um momento histórico afetado pela disseminação proposital de notícias falsas e rumores infundados.

Além disso, a Mozilla pretende também trabalhar em conjunto com organizações de mídia para buscar uma solução para o problema, assim como se comprometer a disponibilizar as ferramentas Pocket, Focus, Coral e outras para o combate das fake news em um futuro próximo.