Categorias

Mozilla vai descontinuar o Firefox OS para smartphones

A Mozilla anunciou essa semana que desistiu de competir com Android, iOS e Windows Phone e está aposentando o Firefox OS em smartphones.

Lançado inicialmente em 2013 e até analisado aqui no Código Fonte, o sistema operacional da Mozilla para dispositivos móveis pensado em padrões abertos não teria atendido às expectativas da fundação.

Segundo Ari Jaaksi, Mozilla SVP de Dispositivos Conectados, “nós não fomos capazes de oferecer a melhor experiência de usuário possível e então nós iremos parar de oferecer o Firefox OS em smartphones através das operadoras”.

A decisão não significa que a fundação tenha desistido das plataformas móveis. “Nós estamos orgulhosos dos benefícios que o Firefox OS adicionou à plataforma web e iremos continuar a experimentar com a experiência de usuário através de dispositivos conectados”, prometeu Jaaksi.

O executivo também prometeu que a Mozilla continuará focando em padrões abertos da web: “nós iremos construir tudo que fazemos como um projeto genuinamente de código aberto, focado na experiência do usuário primeiro e construindo ferramentas para habilitar o ecossistema a crescer”.