Categorias

MtGox.com volta ao ar sem desculpas, sem explicações e sem operações

Após quase um dia inteiro sem notícias, o site MtGox.com voltou ao ar com duas notas, mas ainda sem explicações oficiais para seu aparente fechamento. Por enquanto, nenhuma transação com Bitcoins está sendo realizada naquele que já foi o maior operador da moeda virtual no mundo.

No lugar da página em branco que foi ao ar anteriormente, há agora uma mensagem assinada pela equipe do MtGox: “Em virtude das notícias recentes e das potenciais repercussões nas operações do MtGox e no mercado, tomamos a decisão de interromper todas as transações por enquanto a fim de proteger o site e nossos usuários. Nós estaremos monitorando de perto a situação e reagindo de acordo”.

Uma outra nota publicada no site é assinada por Mark Karpeles, CEO da empresa e ex-membro do Conselho Administrativo da Bitcoin Foundation, onde ele explica que ainda se encontra no Japão, onde funciona a sede da MtGox. Anteriormente, seu paradeiro era desconhecido. Karpeles declara que está trabalhando com diferentes partes interessadas para “encontrar uma solução para nossos recentes problemas”.

Na mesma nota, Karpeles pede que não sejam feitas perguntas para sua equipe, que todos eles foram orientados a não oferecer qualquer informação e que o site MtGox.com será o canal para novos anúncios e atualizações sobre a o futuro da empresa.

Não há ainda nenhum comentário sobre os motivos que levaram o MtGox.com a suspender suas operações assim como não há um desmentido oficial sobre o rumor circulando nos bastidores sobre um desfalque de quase 750 mil Bitcoins que supostamente seria o pivô da crise.

Nesta segunda-feira, um grupo de operadoras de Bitcoin publicou um comunicado de repúdio às ações da MtGox.com: “Assim como qualquer nova indústria, há certos maus elementos que precisam ser podados, e é isto que estamos vendo hoje”. Um porta-voz deste grupo confirmou que a MtGox.com irá declarar falência e que já havia discutido a questão com outros membros da comunidade.