Categorias

Na noite de segunda-feira (14/10), site da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi invadido pelo Anonymous

Anonymous assumiu a autoria do ataque
Anonymous assumiu a autoria do ataque

Na noite de ontem, o site da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro foi invadido. Durante o ataque, um vídeo assinado pelo grupo Anonymous convocava a população para participar do “Manifesto Nacional em favor da Educação”, um grande protesto previsto para acontecer nesta terça-feira, que também é Dia do Professor.

Através de sua conta no Twitter, o grupo Anonymous assumiu a autoria do ataque. A PM afirmou que o site foi retirado do ar por conta do ataque. A página já foi restabelecida.

O vídeo publicado pelo grupo exibia imagens de protestos no Rio de Janeiro e confrontos com a PM. O vídeo tinha duração de 2:10 minutos, e em um texto afirmava que “está na hora de o povo voltar às ruas”.

Esse não foi o primeiro ataque ao site da PMERJ. No início de setembro, os dados de 47 mil PMs do Rio de Janeiro foram postados na internet, e de acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, os autores da invasão foram três menores, todos com 16 anos, residentes de São Paulo. Os adolescentes foram ouvidos por agentes na capital paulista, e foram autuados pelo crime de “invasão a dispositivo informático alheio”. Eles foram liberados e entregues aos responsáveis, mas os computadores do grupo foram apreendidos e levados para o Rio, onde passarão por perícia.

O delegado titular da DRCI, Gilson Perdigão, afirmou que os jovens se conheciam apenas pela internet, e alegaram serem contra a ação da PM durante manifestações. Dois deles moram em São Paulo – um no Grajaú, na Zona Sul, e outro na Vila Aliança, na Zona Leste – e o outro mora no município de Assis, cidade vizinha da capital paulista. Dois dos adolescentes são administradores da página “Anoncyber & Cyb3rgh0sts” no Facebook, onde o link com os dados dos PMs foi postado no dia 12.