Categorias

NASA comemora 4 anos da Curiosity com jogo online

Já se vão quatro anos do pouso da sonda Curiosity em Marte e a NASA resolveu celebrar o 6 de Agosto com um jogo que pode ser disputado online ou em dispositivos móveis.

Em Mars Rovers Game, o jogador  pode controlar o jipe robótico pelas areias de Marte enquanto busca indícios de água, sem deixar o veículo tombar ou entortar uma de suas rodas.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a GAMEE e está disponível também dentro da suíte de jogos de seu aplicativo para Android e iOS. Sua jogabilidade foi inspirada nos desafios reais que a sonda precisa enfrentar na superfície do planeta vermelho, onde uma roda destruída ou uma capotagem podem mesmo significar o fim da missão espacial. Entretanto, o recurso de buscar água abaixo da superfície de Marte é baseado na sua sucessora: uma nova sonda que irá utilizar sonares para detectar a presença do líquido no subsolo, mas só será lançada em 2020.

mars-rovers

Para a NASA, o jogo, apesar de modesto, serve para divulgar os esforços dos cientistas: “usando redes sociais, o usuário pode compartilhar a diversão com amigos. O interesse que é compartilhado através da jogabilidade também nos ajuda a abrir portas para entregar um entendimento mais profundo em ciências, tecnologia, engenharia e matemática”.