Categorias

NASA confirma que há oceano em uma lua de Júpiter

Ganimedes, a maior lua do nosso sistema solar, está escondendo um oceano sob sua superfície. A notícia veio através de observações feitas com o Telescópio Hubble.

Cientistas já acreditavam na existência do oceano na lua de Júpiter desde os anos 1970, mas, até agora, as únicas provas vieram durante breves viagens com a nave espacial Galileo no início dos anos 2000.

Mas agora, o Hubble recolheu mais de sete horas de dados, com a maior parte desse tempo sendo usado para estudar as auroras vistas na fina atmosfera da lua. De acordo com a NASA, oceanos alteraram o comportamento de auroras.

ganimedes-oceano-jupiter

Mesmo que esta seja uma boa notícia, provavelmente não conseguiremos chegar ao oceano: Ele parece estar cerca de 100 quilômetros abaixo da superfície. Além disso, os cientistas acreditam que camadas de gelo separam o mar da superfície.

Ainda assim, a Agência Espacial Europeia está planejando uma nova missão ao sistema de Júpiter chamada JUICE. Com a viagem, a agência quer estudar mais as luas de Júpiter, como Europa, Ganimedes e Calisto. Todas as três parecem ter oceanos.

“Até onde podemos dizer, em quase todo lugar que olhamos, há água”, disse Heidi Hammel, vice-presidente executiva da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia, durante uma conferência da NASA.