Categorias

NASA é a primeira a imprimir objetos em 3D no espaço

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional fizeram história ontem fabricando com sucesso o primeiro objeto em 3D a ser produzido no espaço.

A impressora, instalada a bordo da ISS na semana passada pelo comandante da NASA Barry “Butch” Wilmore, foi usada para produzir uma parte de plástico para substitutir um sistema interno usando uma técnica chamada fabricação aditiva.

A NASA diz que o projeto está “abrindo o caminho para futuras expedições espaciais de longo prazo”, demonstrando que a substituição de peças para reparos poderia ser produzida no espaço.

Made-in-Space1-537x300

Aaron Kemmer, CEO do Made In Space, que colaborou com a NASA para desenvolver a impressora, chamado a sua instalação e operação de “um momento de transformação no desenvolvimento do espaço”. A empresa de Kemmer está trabalhando com a equipe da NASA para controlar o funcionamento do dispositivo a partir da Terra, reduzindo a quantidade de tempo que os astronautas da ISS precisam gastar com ele.

Enquanto a NASA está realizando o teste para garantir a viabilidade da produção de peças de reposição no espaço, a agência espacial também está testando como o ambiente de gravidade zero afeta os processos de impressão 3D. A primeira parte impressa será enviada de volta para a Terra em 2015 para que testes sejam executados nela.