Categorias

Nave espacial britância é encontrada 12 anos após desaparecer em Marte

A nave Beagle 2 Mars, desaparecida há mais de uma década após o seu lançamento pela Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês), foi flagrada na superfície do planeta vermelho.

Novas imagens de uma câmera da NASA mostram que a sonda chegou com segurança na superfície do planeta, mas por algum motivo não se armou totalmente.

A nave espacial foi lançado originalmente em 2003, a bordo da sonda Mars Express, da ESA, e destinava-se a pousar no planeta no dia de Natal. O último sinal da Beagle 2 sugeriu que ela tinha ido em segurança e estava a caminho de seu local de aterragem em Isidis Planitia, uma bacia perto do equador do planeta.

A sonda deveria então anunciar a sua chegada com uma ligação-sinal com nove notas compostas pela banda britânica Blur. Em vez disso, os cientistas ouviram apenas o silêncio por 12 anos.

marte-beagle-2-2

“Isso significa um fechamento para mim”, disse o gerente da missão, Mark Sims. “O dia de Natal em 2003 foi uma verdadeira decepção… Então eu sempre quis saber todos os dias de Natal o que aconteceu com Beagle 2. Temos agora muito boa evidência de que ela chegou com sucesso na superfície de Marte, o que é incrível”.

Quando perguntado sobre o que pode ter dado errado, Sims respondeu: “Você pode pensar em coisas como distorção estrutural, um salto pesado… Talvez um air bag tinha um vazamento, um furo, e com a resolução da imagem que nós temos, não sabemos completamente. [E talvez nunca saberemos] exatamente o que aconteceu com a Beagle 2”.

marte-beagle-2

As notícias do destino da sonda são um pouco agridoce para a comunidade científica do Reino Unido, que lamentou a morte de Colin Pillinger, o cientista que defendeu o projeto na época, em maio do ano passado.

Pillinger era conhecido por criar o interesse público na Beagle 2, bem como angariar fundos para a missão.