Categorias

Navegador Opera passa a ter sistema embutido de VPN

A nova prévia da versão para desenvolvedores do navegador Opera trouxe uma nova e poderosa funcionalidade: um serviço de VPN embutido.

A funcionalidade é o resultado da aquisição do serviço SurfEasy em Março do ano passado, finalmente incorporada ao Opera para garantir maior segurança ao usuário.

Com a VPN do próprio programa, é possível proteger sessões de navegador mesmo em conexões sem encriptação, principalmente em redes Wi-Fi. Embora esse não seja o objetivo da novidade, com ela o usuário também pode burlar limitações regionais de conexão ou monitoramento governamental em países como a China, onde o uso de internet é fiscalizado com rédeas curtas. O sistema também fornece um endereço de IP virtual para a sessão, tornando mais complicado o processo de rastreio da localização do internauta.

Para o Senior Vice-Presidente da empresa, Krystian Kolondra, “todos merecem privacidade online se assim o desejarem. Ao adicionar uma VPN ilimitada e gratuita diretamente no navegador,  nenhum download adicional ou extensões oferecidas por fornecedores terceiros são necessários”.

No momento, os usuários podem escolher entre três localizações diferentes para camuflar sua navegação: Alemanha, Estados Unidos e Canadá, mas a Opera Software promete adicionar outros pontos quando a funcionalidade estiver liberada para a versão estável e pública do navegador.