Novembro foi o primeiro mês de disponibilidade total do IE11 com o Windows 8.1, o primeiro também do Firefox 25 e a estreia do Chrome 31. Mas como eles se saíram? Os últimos números de participação de mercado da Net Applications mostram que o Firefox foi o maior perdedor no mês passado, mas não por muito.
Entre outubro e novembro, o IE ganhou 0,14 pontos percentuais (indo de 58,22% para 58,36%), já o Firefox caiu 0,16 pontos (caindo de 18,70% para 18,54%) e o Chrome subiu de 15,42% para 15,44%. o Safari por sua vez ganhou 0,06 pontos percentuais e o Opera caiu 0,03.
Com quase 60% do mercado, o Internet Explorer bateu um novo recorde para o ano. Janeiro foi a primeira vez que o navegador voltou acima da marca de 55% e ele tem mostrado constantemente que não vai perder a coroa tão cedo.
Já para o restante dos navegadores, as coisas não parecem estar tão boas assim: com 18,54%, o Firefox parece ter se estabilizado. Deixando os últimos cinco meses de lado, a última vez que vimos o navegador em 18% foi por volta de maio de 2008. Enquanto isso, o Chrome permanece no nível que estava há 28 meses atrás, com quase todas as suas versões tendo quedas.
A Net Applications usa dados capturados a partir de 160 milhões de visitantes únicos por mês, monitorando cerca de 40.000 sites para seus clientes.
StatCounter é outro serviço popular que vigia a quota de mercado. A empresa verifica 15 bilhões de page views e listou o Chrome como o primeiro, com participação de 41,87%. O IE vem em segundo, com 27,31%, o Firefox em terceiro, com 18,15%, e bem atrás vem o Safari, com 8,5%, e o Opera, com 1,18%. A única parte que todos concordam é que o Safari e o Opera não estão entre os três primeiros.
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