Categorias

Netflix e YouTube se unem para lançar protocolo para Smart TVs

O Netflix e o YouTube estão lançando juntos um novo protocolo wireless, que permite que aplicativos sejam criados para conectar as Smart TVs aos smartphones. O novo protocolo recebeu o apoio de grandes fabricantes do setor, como Samsung, Sony e Hulu, e funciona de forma semelhante ao AirPlay, da Apple.

Os serviços já estariam trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do DIAL, que foi lançado no início do mês, e apresentaram alguns projetos de integração entre tablets, smartphones e TVs, no ano passado. 

Resumidamente, o protocolo busca e executa o conteúdo pesquisado pelo usuário. A nova tecnologia utiliza multicast UPnP para o dispositivo de descoberta, e um serviço REST para executar aplicativos nos dispositivos pareados. Em outras palavras, aparelhos com o protocolo DIAL serão capazes de descobrir TVs com esse protocolo na mesma rede, e executar aplicativos nelas.

De forma prática, o app do Netflix em seu dispositivo móvel – smartphone ou tablet – irá detectar automaticamente a existência de um app do Netflix na sua TV, e vai executar ambos automaticamente, quando necessário – o que vai proporcionar uma experiência de uso bem menos complicada, comparado ao que há atualmente no mercado.