Categorias

Netshoes junta forças com a Microsoft em projeto de financiamento coletivo ao esporte brasileiro

A Netshoes é a mais nova parceira do crowdfunding Coletivo do Esporte, iniciativa da Microsoft lançada em Março, que visa facilitar a captação de recursos financeiros para projetos esportivos no Brasil.

O site de comércio eletrônico de artigos esportivos na América Latina passa a ser parceiro exclusivo do projeto, por meio de um programa de recompensas para doações na cota de R$ 50,00.

“A Netshoes sempre teve a missão de inspirar a vida das pessoas por meio do esporte e são muitas as histórias de atletas e ex-atletas que tiveram numa prática esportiva a grande oportunidade de suas vidas. Este nosso apoio ao Coletivo do Esporte é mais uma maneira de levar esse ideal adiante para que jovens de diferentes comunidades tenham acesso à mais uma forma de educação e tornem-se campeões no futuro, independente da área em que decidam atuar”, afirma Bruno Couto, head de marketing do Grupo Netshoes.

A plataforma de financiamento coletivo do Coletivo do Esporte é desenvolvida pela Kickante, maior site do gênero no país. Todas as informações estão hospedadas na nuvem Microsoft Azure. Além da possibilidade de doação por pessoas físicas, o projeto também funciona com financiamento integrado (cross-funding), em que empresas também podem apoiar o esporte nacional com doações e recebem benefícios de leis de incentivo.

coletivo-do-esporte-02

Entre as campanhas já cadastradas, há iniciativas lideradas por ex-atletas e treinadores renomados, como Torben Grael, Flavio Canto, Vanderlei Cordeiro de Lima, Robson Caetano, Bernardinho, entre outros. Para realizar a curadoria das campanhas participantes, o Coletivo do Esporte conta com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Cada um dos projetos vinculados ao Coletivo do Esporte tem sua história, metas, objetivos e resultados claramente comunicados, assim como seu impacto na vida de milhares de jovens e futuros atletas. Apesar do entusiasmo inicial, muitas campanhas lutam para passar dos 30% da meta pretendida e há projetos que mereciam um destaque maior mas que sequer atingem 5% do valor necessário. Felizmente, o modelo adotado de crowfunding permite que toda a verba arrecadada seja destinada ao projeto, mesmo que a meta não seja conquistada.