Categorias

Neymar é isca em novo golpe no WhatsApp

A empresa de segurança PSafe emitiu um alerta sobre um novo golpe circulando através do WhatsApp no Brasil que utiliza o jogador de futebol Neymar como isca.

Os golpistas prometem um papel de parede customizado do craque vestindo a camisa de diferentes clubes, mas é tudo um engodo para inscrever a vítima em serviços de SMS pagos.

Segundo a PSafe, o esquema já teria enganado cerca de 10.000 pessoas no país nas últimas duas semanas, empregando as mesmas táticas de propagação de sempre: para acessar o prêmio, as vítimas precisam compartilhar a falsa oferta com 8 ou 15 amigos através do WhatsApp. Além disso, para supostamente desbloquear o o papel de parede customizado, é necessário realizar o download de um Cavalo de Troia chamado Camisa 10, que completa a infecção.

Sendo o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros de acordo com todas as pesquisas, o WhatsApp se tornou um alvo frequente de golpistas que tentam se aproveitar da ingenuidade de suas vítimas com falsas ofertas de produtos e serviços.

Essa tendência também já chamou a atenção de outras empresas de seguranças. Para Camillo Di Jorge, presidente da ESET,  “é importante que o usuário de WhatsApp redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, como uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência, por exemplo”.