Categorias

Nimbuzz integra comunicadores em diferentes plataformas

Nimbuzz chega ao Brasil
A empresa holandesa Nimbuzz oficializou nesta quarta-feira (28/05) sua operação brasileira para ajudar na popularização da plataforma de mesmo nome que integra comunicadores instantâneos em um mesmo sistema para PCs, celulares e redes sociais.

Ao fazer seu cadastro no Nimbuzz, o usuário cadastra as contas que servem em softwares de comunicação como Windows Live Messenger, Google Talk, Jabber, AIM, Yahoo Messenger, Skype e ICQ e as agrega sob uma mesma plataforma.

Com a conta estabelecida, o acesso às contas integradas poderá ser feito por um software para desktop – com interface idêntica ao Skype -, programa para celulares (que, segundo a empresa, suporta mais de 500 modelos) e widget para redes sociais, em ferramenta semelhante ao que o serviço Meebo oferece.

A integração permite que o usuário faça ligações por VoIP pelas redes Wi-Fi ou telefônicas quando estiver no celular e criar um widget customizável onde desconhecidos poderão entrar em contato diretamente com os usuários por mensagens, ligação ou chats.

Segundo o diretor-geral da Nimbuzz no Brasil, Carlos Medina, até 2009 o serviço tentará fixar uma base além dos atuais 30 mil usuários que tem no país desde 2006 para começar a explorar planos de publicidade a partilha de receita para rentabilizar o serviço.

Questionado sobre possíveis planos da Numbuzz com operadoras brasileiras, Medina afirma que pretende “fechar (acordos) com algumas até o final do ano”, citando provável acordo que a companhia holandesa fechará com uma operadora inglesa para a integração do Nimbuzz em chips e aparelhos habilitados.

Medina revela também que já está conversando com as representações brasileiras de fabricantes sobre uma possível parceria para integração do software, citando os nomes de Nokia e Motorola.

O executivo justifica a operação nacional citando não apenas números que, segundo ele, comprovam o forte uso dos brasileiros de celulares (mais de 120 milhões de aparelhos no último balanço da Anatel) e mensageiros instantâneos (maior base do mundo de MSN, com 30 milhões de usuários, segundo a Microsoft), mas também a atuação da Naspers, responsável pelo investimento na Nimbuzz, na América do Sul.

Atualmente, o serviço permite a ligação gratuita entre celulares e widgets que utilizam o serviço apenas para aparelhos móveis que usem o sistema Symbian – a versão em Java ou para Windows Mobile exige que usuários liguem para um número local estipulado pela empresa, o que implica no pagamento de pulsos convencionais.

Medina, porém, admite que se trata de um “ajuste” e que, até o final do ano, as versões citadas suportarão ligações gratuitas.

Com informações de IDGNow.