Categorias

Ninguém quer comprar ferramentas furtadas pelos misteriosos Shadow Brokers

O grupo Shadow Brokers conseguiu as manchetes quando furtou ferramentas utilizadas por grupo de elite da NSA, mas a verdade é que mais de um mês depois ninguém está interessado em comprá-las.

O coletivo hacker publicou um protesto no site Medium, usando um inglês inadequado, em que acusa a comunidade de segurança e outros hackers de covardia e sovinice.

“Pessoas está tendo interesse em arquivos grátis… Mas pessoas está não interesse em #EQGRP_Auction”, escreveu o Shadow Brokers. A hashtag é uma referência à origem dos arquivos que estão sendo leiloados, um pacote de ferramentas, exploits e vulnerabilidades que seriam utilizados pelo Equation Group, um time de elite de invasão de sistemas da NSA, agência de segurança nacional dos Estados Unidos envolvida em múltiplos escândalos de espionagem e violação de privacidade, inclusive de nações aliadas e cidadãos comuns.

Apesar da autenticidade de parte dos arquivos ter sido comprovada, inclusive com vulnerabilidades inéditas de roteadores, o coletivo acredita que a falta de ofertas pelo lote está no medo. Ainda segundo o texto publicado, usando palavras chulas, “TheShadowBrokers … está achando pessoas estão tendo mais bolas, está tomando riscos maiores para fazer vantagem sobre adversários. Equation Group está ferrando vocês todo dia, porque vocês são grandes f*** bichas”.

Até o momento, do valor de um milhão de dólares em bitcoins necessário para a liberação pública do lote, o leilão organizado pela WikiLeaks conseguiu arrecadar somente US$1.082. De acordo com o grupo hacker, “milhão de euro/dollars é nada em cyber negócios. Orçamentos está sendo em bilhão”.