Em uma manobra para tentar competir com tablets de baixo custo, a Nintendo anunciou o 2DS. A nova versão do console portátil tem os mesmos recursos do 3DS, mas sem os efeitos em 3D.
O novo console virá com a mesma Stylus do 3DS, possuirá conexão Wi-Fi e trará um cartão de memória de 4 GB. O console vai custar US$ 129 – 50 dólares mais barato que o 3DS – e será lançado em 12 de outubro.
Mesmo que o console seja relativamente barato, e talvez desperte um certo apelo de alguns usuários que estejam em dúvida entre um console portátil e um tablet, os games são bem mais caros que os jogos para iOS e Android. Contudo, você não encontrará títulos como Mario, Metroid ou Zelda no iPad ou em dispositivos Android.
A Nintendo também afirmou que, a partir de 20 de setembro, o Wii U ficará mais barato, recebendo um corte de US$ 50 em seu preço.
Enquanto o 3DS vai muito bem, a história com o Wii U é diferente. Em 30 de junho, a empresa anunciou que havia vendido 3.6 milhões de unidades do console. Para efeito de comparação, em julho de 2007, a empresa vendia uma média de 1.8 milhões de unidades do Wii, apenas 7 meses após o lançamento do console.
Ainda que a Nintendo tenha buscado reduzir o preço do console, em uma tentativa de torná-lo mais atraente, o Wii U ainda conta com uma biblioteca pequena de games. E o console ainda precisa lidar com o fato de que grandes estúdios, como Activision, Ubisoft e EA, irão produzir suas franquias apenas no Xbox One e no PS4.
Quanto ao 2DS, esperamos que ele seja tão funcional quanto promete, e não seja tão desconfortável quanto aparenta.
Assista o vídeo de divulgação do novo console: