Categorias

Nintendo apresenta prejuízo milionário nesse segundo trimestre

Conforme a a Nintendo já havia indicado, Pokémon Go não teve impacto no balanço financeiro e a empresa apresenta um prejuízo milionário nesse segundo trimestre.

No relatório divulgado nessa quarta-feira, foi revelado que a queda nas vendas do Wii U e a variação cambial provocaram prejuízo equivalente a 234 milhões de dólares nos cofres da empresa.

No trimestre que dá início ao ano fiscal, apenas 220 mil unidades do Wii U foram comercializadas, um número bastante baixo para uma plataforma da Nintendo e para o mercado global de consoles. Considerando que a maioria dessas unidades, cerca de 72%, foi vendida fora do Japão, as contas da Nintendo ainda sofreram uma reviravolta com a defasagem entre o dólar e o iene, que ajudou a ampliar o prejuízo acumulado.

Apesar do sucesso de Pokémon Go em todos os países onde é lançado, o faturamento do jogo não teve tempo de afetar o balanço financeiro do trimestre e, segundo a própria Nintendo, não deverá afetar também o futuro, uma vez que a empresa controla apenas 13% da arrecadação gerada pelo jogo. A grande aposta da gigante japonesa está mesmo no seu próximo console e nos jogos que ainda serão lançados.

O Nintendo NX está cercado de mistérios e rumores, mas deve chegar ao mercado no ano que vem. Diversos boatos apontam na direção de um console que não deverá competir com o PlayStation 4 ou com o Xbox One, mas ocupar seu próprio nicho na indústria sendo um híbrido de portátil com console de mesa tradicional que se acopla com uma TV. Oficialmente, a Nintendo mantém segredo sobre especificações, datas ou mesmo seu nome final, ainda que o NX deva chegar às lojas em Março de 2017.

Durante a E3 2016, a Nintendo revelou The Legend of Zelda: Breath of the Wild, para Wii U e NX , e Pokemon Sun and Moon para o 3DS, suas duas fichas mais poderosas para 2017. Além disso, a empresa japonesa planeja continuar sua estratégia de penetração nas plataformas móveis, com jogos desenvolvidos em cima das franquias Animal Crossing e Fire Emblem.