Categorias

Nintendo estuda mercado de dispositivos móveis

Durante a semana passada, a Nintendo mostrou sinais de problemas, com as vendas do Wii U atingindo apenas 70% do esperado, o que levou a empresa a prever uma perda de US$ 336 milhões. E, pelo que parece, essa drástica mudança de cenário forçou a empresa a repensar suas tradicionais estratégias de mercado: “Nós estamos pensando em uma nova estrutura de negócios”, disse o presidente da gigante, Satoru Iwata.

“Dada a expansão dos dispositivos inteligentes, nós estamos naturalmente estudando como eles podem ser usados para aumentar os negócios de jogos. [Mas] Não é tão simples desenvolver o Mario para se mover em um smartphone”, explicou o executivo.

Vendas fracas do Wii U fazem Nintendo repensar estratégia
Vendas fracas do Wii U fazem Nintendo repensar estratégia

Ainda não está claro o que Iwata quis dizer quando apontou o uso de smartphones para aumentar seus negócios, mas a ideia de lançar alguns jogos para plataformas móveis é relativamente nova, já que, em junho do ano passado, o presidente da empresa disse ao The Wall Street Journal que, daqui há 20 anos, a decisão de não colocar jogos da Nintendo em smartphones poderia ser “o motivo da empresa ainda estar aqui”.

É claro que os problemas de vendas do Wii U não significam o fim para a Nintendo. Mas até um mês atrás, a ideia de mudar sua estratégia de mercado parecia impossível, especialmente depois do lançamento dos jogos Super Mario World 3D e Legend of Zelda: A Link Between Worlds.

“O modo como as pessoas usam seu tempo, seu estilo de vida e como eles são… mudou”, disse Iwata na última conferência da empresa. “Se ficarmos em um lugar só, nos tornaremos ultrapassados”, finalizou.