Categorias

Nintendo revela todos os detalhes do Switch

Na madrugada desta sexta-feira a Nintendo apresentou um evento ao vivo direto do Japão para revelar todos os detalhes do console Switch.

O sucessor do Wii U chega às lojas no dia 3 de Março e irá custar US$300, sem previsão de lançamento no mercado brasileiro, mas os jogos, em geral, não serão bloqueados por região.

Nos quesitos técnicos, o Switch oferece resolução de até 1080p na televisão, através de um cabo HDMI e 720p na tela portátil. O processador ARM é um modelo customizado da Nvidia usando chip Tegra, mas a Nintendo não ofereceu mais informações. Em termos de espaço de armazenamento, o console terá disponíveis 32 GB interno, mas essa limitação poderá ser expandida com cartões microSDXC e microSD.

De acordo com a Nintendo, o componente portátil do novo console, quando não fica docado na central, terá uma autonomia de bateria que poderá variar entre 2 horas e meia e seis horas, dependendo do jogo e da atividade exercida. The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o carro-chefe do lançamento do Switch, poderá ser jogado no modo handheld por cerca de três horas, garante a empresa. O jogador poderá seguir jogando o jogo no modo de televisão enquanto o portátil recarrega.

Nintendo-Switch-kit

Os controles chamados de Joy-Con terão uma função rumble e serão capazes de transmitir a vibração de cubos de gelo e água caindo em um copo, segundo afirmação da Nintendo. Além disso, os controles virão equipados com sensores de movimento, reconhecimento de voz, sensores de infravermelho, saída de áudio e um botão dedicado para capturar telas e compartilhar com outros jogadores.

A exemplo da concorrência, a Nintendo irá cobrar um serviço de assinatura mensal para serviços online. No momento do lançamento, esse novo sistema será gratuito, mas a empresa começará a cobrar uma taxa extra dos jogadores a partir do segundo semestre do ano. Em contrapartida, será oferecido mensalmente um jogo gratuito do catálogo do do Virtual Console de NES ou Super Nintendo da empresa, em uma nova versão com funcionalidades online.

Por enquanto, a Nintendo não revelou o preço desta assinatura. Contudo, o Switch também oferece a possibilidade de jogos multiplayer locais com até 8 consoles via Wi-Fi.

Os Jogos

Embora diversas desenvolvedoras tenham prometido grandes títulos para o console, inclusive algumas surpresas da própria Nintendo, a seleção de jogos disponíveis no lançamento é pequena: além de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, a Nintendo confirmou o mini-jogo 1, 2, Switch e os jogos de outras empresas I Am Setsuna, Has Been Heroes, Just Dance 2017 e Super Bomberman R. Espera-se que outros jogos sejam anunciados até Março.

Entre Março e Julho, mas ainda sem data certa, estão previstos os lançamentos de ARMS, Sonic Mania, Lego City Undercover e Puyo Puyo Tetris Spring. Mas o destaque do período será mesmo Mario Kart 8 Deluxe:

O icônico encanador criado pela Nintendo ainda será o protagonista de uma das grandes surpresas do console: Super Mario Odyssey. O personagem irá finalmente sair do Reino do Cogumelo onde se passaram a maior parte de suas aventuras, e voltará ao mundo real, onde interagirá com pessoas em uma jornada de mundo aberto. A previsão de lançamento é somente no final do ano. Confira o trailer:

A Nintendo também pegou muita gente desprevenida ao anunciar as continuações Splatoon 2 e Xenoblade Chronicles 2 para o Switch, ainda sem data de lançamento. Na lista de jogos que deverão estar disponíveis para o console em 2017 ainda aparecem The Elder Scrolls V: Skyrim, NBA 2K17 (que foram destaques do anúncio do console, mas não haviam sido confirmados), FIFA, Minecraft: Story Mode – The Complete Adventure, Minecraft: Switch Edition, Project Sonic, RIME, Shin Megami Tensei, Shovel Knight e Ultra Street Fighter II: The Final Challengers.