A Nntendo está criando um novo programa de afiliados do YouTube para compartilhar a receita de publicidade com proprietários de canais que gravarem e fizerem upload de vídeos com filmagens de seus jogos.
A fabricante de consoles anunciou os planos no Twitter e um membro do fórum NeoGAF rapidamente traduziu os tweets, revelando as intenções da empresa japonesa.
Pouco mais de 12 meses atrás, a Nintendo foi criticada por inserir seus próprios anúncios antes e depois de vídeos. A empresa alegou que eram receita publicitária e terminou bloqueando os lucros de proprietários de canais que usavam seus jogos, imagens ou sons em vídeos.
【YouTube映像に関するお知らせ】任天堂は以前より、不適切なものを除いて、YouTube上の任天堂の著作物を含む映像を正式に許諾しています。許諾した映像には広告がつくことがあり、その広告収益は従来のポリシー同様、Googleと任天堂で分配されます。(1/2)
— 任天堂株式会社 (@Nintendo) 27 maio 2014
【YouTube映像に関するお知らせ】その上で、より積極的な任天堂著作物の利用を希望される方に向けて、広告収益の一部を受け取れるアフィリエイトプログラムを準備しています。アフィリエイトプログラムの詳細については、後日続報いたします。ご理解の程、よろしくお願いいたします。(2/2)
— 任天堂株式会社 (@Nintendo) 27 maio 2014
Na época, a gigante disse que seus esforços em “para garantir que o conteúdo da Nintendo é compartilhado entre os canais de mídias sociais de forma adequada e segura”.
A situação desde então se acalmou, com alguns proprietários de canais afetados relatando que sua receita publicitária foi restaurada.
Sob o novo programa de afiliados, a receita será compartilhada entre a Nintendo, o criador de vídeos e o Google. Os tweets de hoje não explicou exatamente como o programa de afiliados irá funcionar ou qual a percentagem que gamers devem esperar receber.