Categorias

Nintendo veta relacionamentos do mesmo sexo em game que simula vida real

Tomodachi Life é um jogo de simulação para o Nintendo 3DS que permite que você explore uma ilha estranha, onde você pode sair com os amigos, participar de atividades e até mesmo se apaixonar. É um jogo sobre a construção e exploração de relacionamentos – mas para alguns jogadores, essas relações serão limitadas. Tomodachi Life não irá incluir uma opção para casamento do mesmo sexo quando for lançado nos Estados Unidos no próximo mês, e, apesar de protestos de fãs, a Nintendo está vetando essa opção.

“As opções de relacionamento no jogo representam um mundo alternativo de brincadeira, em vez de uma simulação da vida real”, a Nintendo disse à Associated Press. A afirmação foi feita após o lançamento de uma campanha chamada Miiquality que teve como objetivo sensibilizar e deixar a Nintendo saber o quanto os fãs se preocupavam com a questão.

“A Nintendo está alienando todo um grupo de pessoas”, diz Tye Marini, da Miiquality. Para Marini, as relações homossexuais não deveriam ser proibidas no jogo, uma vez que “os personagens deveriam representar a vida real”.

object-2

Lançado no Japão, o game virou um sucesso, especialmente entre adolescentes. O usuário cria seu próprio avatar e controla sua rotina, como tomar banho ou ir ao trabalho.

Em nota, a Nintendo disse que “nunca teve a intenção de fazer qualquer forma de crítica social” com o produto e que vêm “acompanhando cuidadosamente” as reações dos usuários à campanha.

“Nós continuaremos a ouvir e refletir sobre o que pensam nossos usuários. Nós estamos usando isso como uma oportunidade para entender melhor nossos consumidores e suas expectativas”, afirmou a empresa.