Categorias

No olho do furacão do Twitter

Twitter - Um mundo na velocidade da luz
O serviço, que encoraja as pessoas a compartilhar seus pensamentos com o mundo de uma forma curta, decolou e entrou na consciência do público no último ano, desde que ganhou a adesão de celebridades e ajudou a distribuir informação durante crises em países fechados, como o Irã e a China.

Como é se sentir parte de toda essa mudança? “É como estar no olho de um furacão”, diz Biz Stone, um dos fundadores do Twitter. “Não é tão agitado.”

O Twitter tem muitas definições, mas sobretudo o que importa é sua simplicidade e transparência. “Existe uma ideia de que essas coisas crescem muito e depois caem. Não importa o que aconteça, vamos apenas continuar melhorando o site… Gostamos de nos divertir, sem perder a humildade”, diz Stone.

É um sentimento admirável, mas a empresa não pode ignorar seu estado atual. A Twittermania já atingiu algumas das pessoas mais famosas e poderosas do mundo. Stone já teve seu rosto exposto em diversas revistas e canais de TV.

Além disso, o site já não serve apenas para trocar mensagens ou compartilhar notícias de uma revolução. Stone indica que é uma nova forma de as empresas se comunicarem com clientes – várias já enviam recados pelo Twitter quando há promoções e descontos nas lojas.

De repente, o que importa não é mais buscar informação, e sim deixar as notícias encontrarem você. Pensando amplamente, diz Stone, o Twitter é apenas uma parte de um movimento maior em que o Google, o Facebook e os telefones celulares têm seu papel. Segundo ele, isso reflete o mundo atual, em que se espera que tudo aconteça rapidamente.

O sucesso é um sinal dos tempos, é verdade, mas o site também molda o mundo: não está apenas florescendo no meio de canais de notícias 24 horas, de informação online e de telefones celulares; faz sucesso porque ele existe no ponto em que todos esse mundo se convergem.

Talvez, no fim, o Twitter não seja apenas um sintoma de um mundo na velocidade da luz, mas também um meio para nos levar para lá. Biz Stone sorri. “Talvez seja. É difícil dizer”, ele diz. “Mas de repente não parece que tudo em sua vida está se movendo mais rápido que antes?”

Com informações de Estadão.