A empresa finlandesa pretende ganhar dinheiro com a transformação profunda da condução possível graças a informática e as redes de tecnologia.
Depois de vender seu negócio de telefonia móvel para a Microsoft, a Nokia está voltando sua atenção para outra área: os carros inteligentes.
O Nokia Growth Partners, grupo de capital de risco da empresa, planeja investir US$ 100 milhões em companhias que acrescentam mais computação e tecnologias de comunicações em carros.
“O carro está realmente se tornando uma plataforma, como quando o telefone móvel tornou-se um smartphone e todos os aplicativos e serviços foram desenvolvidos em torno disso”, disse o parceiro da Nokia Growth, Paul Asel.
A Nokia tem uma presença significativa na área de eletrônica para carros por causa de sua divisão Navteq, que fornece dados de mapeamento e navegação para sistemas de navegação via satélite de automóveis. Através de sua marca Here, a tecnologia da Nokia estende-se a smartphones e tablets também.
“Estamos vendo a inovação que está acontecendo em todo o ecossistema de automóveis através da combinação de mobilidade e Internet”, disse Asel.
Mas a Nokia é apenas mais uma de uma série de empresas de tecnologia que estão lutando para incorporar sua tecnologia e serviços em automóveis. A Apple lançou sua solução “CarPlay” no mês passado, depois de uma parceria com a Ferrari, Mercedes Benz e Volvo.