Categorias

Nokia lança novo software de navegação para carros

A Nokia revelou nesta manhã o Here Auto, um sistema de navegação embutido que leva o veículo d usuário para um mundo de aplicativos e integração.

A plataforma para carros é composta de um aplicativo que pode ser incorporado ao sistema de navegação de um veículo, além de uma aplicação móvel e um serviço de nuvem, o Here Auto Cloud. Basicamente, qualquer carro com o software poderá oferecer navegação orientada por voz com ou sem uma conexão de dados, além de mapas em 2D e 3D.

Software poderá ser incorporado em sistemas de navegação
Software poderá ser incorporado em sistemas de navegação

Você vai precisar de acesso a internet para explorar o serviço de nuvem para dados em tempo real, incluindo atualizações de tráfego e condições meteorológicas, mas os mapas previamente baixados funcionam bem mesmo quando você estiver offline.

Já o aplicativo móvel complementa o software e o serviço de nuvem, oferecendo uma maneira de viagens pré-planejada. O app ainda ajuda a encontrar o seu carro através de um smartphone. Atualmente, ele só funciona em dispositivos Windows Phone, mas aplicações para iOS e Android estão em desenvolvimento.

Mapas em 2D e 3D ajudarão usuários a chegar em seu destino
Mapas em 2D e 3D ajudarão usuário a chegar em seu destino

A Nokia já tem uma parceria com a Continental (mesma fornecedora de peças do Google e IBM) para encontrar as montadoras dispostas a integrar o Here Auto em seus sistemas de navegação. Pode demorar um pouco antes do sistema ser oficialmente no mercado, mas já vai dar para entender melhor como ele funciona em uma demonstração que será realizada no Salão Internacional do Automóvel na Alemanha, dia 10 de setembro.