Categorias

Maior empresa de TI da Europa quer abolir email interno

Email pode estar com seus dias contados...
A Atos, maior empresa europeia de tecnologia da informação, pretende abolir o uso de correio eletrônico internamente nos próximos 18 meses. Segundo seu CEO, Thierry Breton, a ferramenta não seria mais uma forma de comunicação adequada.

De acordo com Breton, apenas 10% das mais de 200 mensagens que seus funcionários recebem em média todos os dias são úteis. O gasto de tempo para processar todos os emails seria de 5 a 20 horas semanais. O CEO, que já foi Ministro de Finanças da França, é taxativo: “Não é normal que parte de nossos camaradas profissionais gastem horas na parte da tarde apenas lidando com seus emails.”

A proposta adotada pela Atos é trocar a ferramenta pelo uso de serviços de chat colaborativos, inspirados em redes sociais como Facebook e Twitter. Thierry Breton, de 56 anos, já adotou essas substituição de longa data. “Se as pessoas quiserem falar comigo, elas podem vir e me visitar, me ligar ou enviar uma mensagem de texto. Emails não podem substituir a palavra falada”.

Breton não está isolado em seu comportamento. Estudos recentes realizados na França apontaram que apenas 11% dos jovens entre 11 e 19 anos eram adeptos do email. Foi também identificado um aumento exponencial no uso das redes sociais, que se tornaram mais populares que as buscas e a troca de emails.

.