Categorias

Notícias falsas no Facebook do Brasil são mais populares que as verdadeiras

Como qualquer um que frequenta o Facebook diariamente já devia ter percebido, o problema das notícias falsas ou distorcidas não é exclusivo dos Estados Unidos: é uma questão que também acontece o Brasil.

O Buzzfeed realizou um levantamento informal e chegou a uma conclusão aterradora: notícias falsas no Facebook são mais populares entre os brasileiros do que as verdadeiras.

O site analisou as reações dos usuários da rede social a notícias autênticas e inventadas relacionadas à Operação Lava-Jato. Embora a notícia mais popular sobre o tema, que informava sobre o indiciamento do ex-Deputado Federal Eduardo Cunha, seja legítima, em média as notícias falsas geram muito mais curtidas, comentários e compartilhamentos que as informações verdadeiras. “De maneira geral, o desempenho das informações falsas no Facebook é muito superior ao das reportagens reais”, afirma o Buzzfeed.

Segundo a reportagem, desde janeiro desse ano, “as 10 principais notícias falsas tiveram 3,9 milhões de compartilhamentos, reações e comentários, enquanto as 10 reportagens mais populares sobre o mesmo tema somaram 2,7 milhões de interações”. Confira os resultados:

Notícias falsas
Notícias falsas

 

Notícias verdadeiras
Notícias verdadeiras

Apesar de ter negado inicialmente que a questão das notícias falsas seja um problema para o Facebook, Mark Zuckerberg anunciou recentemente um novo pacote de medidas que aumentará a vigilância da empresa sobre conteúdo falso e incrementará a capacidade do usuário de denunciar esse tipo de postagem com mais facilidade.