Categorias

Nova geração de GPS permitirá precisão de 30cm em mapas

O novo receptor da Broadcom BCM47755 permitirá que os smartphones em breve tenham acesso a uma nova geração de GPS, com precisão de até 30 centímetros em mapas e aplicações.

Isso é possível graças ao acesso ao padrão de frequência dupla presente na rede global GNSS de satélites de navegação, até então restritos a aplicações industriais, como o setor petrolífero e extrativista.

O aumento no volume de satélites que compõem a rede GNSS e a melhoria de performance na bateria dos dispositivos móveis podem agora tornar essa tecnologia acessível a usuários comuns. O padrão atual de GPS garante uma precisão máxima de 5 metros, mas a nova frequência dupla promete abrir um leque de possibilidades na palma da mão, incluindo navegação de veículos, Realidade Aumentada, reserva de transportes no perímetro urbano e muito mais.

Segundo a Broadcom, fabricante do componente, o receptor já está incorporado em diversos modelos de dispositivos móveis que serão lançados em 2018, embora a empresa não tenha o nome dos parceiros envolvidos nessa iniciativa.

“Nós estamos gratos de ver a indústria reconhecendo as vantagens de receptores GNSS de dupla frequência”, comemorou Carlo des Dorides, diretor da Agência GNSS Europeia, responsável pelos satélites Galileo que compõe a nova geração de redes que dão suporte ao padrão. “Nós acreditamos que a contribuição do Galileo é fundamental para se alcançar precisão GNSS a nível de centímetros com alcance global de mercado”.