Três meses atrás, a Microsoft anunciou que seu executivo de longa data Satya Nadella se tornaria o terceiro CEO da história da empresa. Pelo que podemos ver de lá para cá, essa parece ter sido uma escolha inteligente.
Em poucas semanas, a empresa ganhou uma nova perspectiva e atitude mais respeitosa com todos ao seu redor, sejam eles clientes, funcionários, desenvolvedores ou até mesmo concorrentes. Confira algumas das melhorias feitas por Nadella:
Nadella provou que a guerra da Microsoft com a Apple acabou
A Microsoft vem utilizando produtos da Apple, como iPads e iPhones, com seus próprios softwares e serviços de nuvem em demonstrações públicas, incluindo sua conferência de desenvolvedores e seu grande evento para consumidores.
Julia White (@julwhite) ending great demo session on @Office for #ipad, Office Graph, Oslo, data prot. #msteched pic.twitter.com/n1vLGgkRbc
— Jeff James (@jeffjames3) 12 maio 2014
Acabando com cobranças desnecessárias
Sob a direção de Nadella, a empresa também acabou com cobranças desnecessárias, como a Gold Live, que agora não precisa ser paga para o usuário usar as funcionalidades de entretenimento incluídas no Xbox.
Confiança e humildade
Ele também decidiu falar pessoalmente com analistas de Wall Street na teleconferência trimestral. Isso é algo que Ballmer nunca chegou a fazer. Nadella atingiu o tom certo entre confiança e humildade, dizendo que a nova atitude da Microsoft é “coragem em face da realidade”.
Mais aplicativos para Windows 8 e Windows Phone
Nadella conseguiu ainda convencer desenvolvedores a criarem mais aplicativos para o Windows 8 e Windows Phone, oferecendo-lhes o que é conhecido como o “Santo Graal” do desenvolvimento de apps: ferramentas que permitem aos desenvolvedores escreverem o aplicativo uma vez e facilmente convertê-lo para todas as versões do Windows (Windows 8, Windows Phone e Xbox) e também para iOS e Android.
Sem inimigos
Com a aquisição da Nokia, seria fácil esperar que a Microsoft bloqueasse a venda dos novos dispositivos Lumia com Android, mas não. Nadella já mostrou que vê o sistema do Google como apenas mais uma plataforma que pode executar serviços de software e de nuvem da Microsoft.
O fim da campanha Scroogled
Nadella demitiu dois grandes gestores da empresa porque eles supostamente não o apoiavam como CEO. Ele promoveu Chris Capossela de chefe de marketing do Microsoft Office para a cabeça do marketing de toda a empresa.
No dia seguinte, ficamos sabendo que a Microsoft tinha encerrado sua campanha publicitária “Scroogled”, que atacava produtos e serviços do Google.
O que vem em seguida?
É claro que Nadella ainda tem grandes problemas para corrigir dentro da Microsoft, incluindo uma melhoria na popularidade do Windows 8 e do Windows Phone 8, além de lidar com a integração da Nokia, mas parece que o novo chefe da gigante está no caminho certo e deve apresentar cada vez mais surpresas para nós.