Categorias

Nova versão do Gmail para Android ganha novo visual e suporte a outras contas de e-mail

O Android 5.0 Lollipop chega em breve, e o Google resolveu lançar uma nova versão do aplicativo Gmail para Android, versão esta que segue o padrão visual do novo sistema operacional. Aliás, não deixe de conferir a lista de smartphones e tablets cuja atualização já está confirmada.

O novo Gmail 5.0, além do novo visual, também conta com algumas novidades muito interessantes e úteis. Uma delas é a possibilidade de utilização de outras contas de e-mail (externas, de serviços de terceiros).

Por exemplo, com esta versão do aplicativo você pode cadastrar e utilizar seus e-mails no Yahoo, no Hotmail, no UOL e até mesmo de seu próprio domínio (de sua empresa, por exemplo). Contas que utilizam o Google Apps também podem ser adicionadas, vale lembrar, e alternar entre elas é muito simples, através do menu localizado no canto superior esquerdo.

Gmail 5.0

Baixando o Gmail 5.0

O novo Gmail ainda não foi disponibilizado no Google Play. Entretanto, você pode instalá-lo manualmente, baixando o arquivo .APK. Mas não deixe de ficar atento (pelo menos até o lançamento no Google Play) às mensagens exibidas na página ref. às novas versões (There’s a newer version available below!). A versão mais recente, portanto, é a “5.0 (1556543) (5000650) for Android 4.0+ (Ice Cream Sandwich, API 14)”, lançada em 03 de Novembro de 2014.

Um único aplicativo para todas as suas contas de e-mail

A nova app nos apresenta a tão falada interface Material Design, algo que os usuários que obtiveram acesso ao Inbox já devem conhecer. Configurar uma nova conta de e-mail no Gmail 5.0 é bastante simples, pois o aplicativo conta com um prático wizard que guia o usuário durante todos os passos. Este mesmo guia permite a escolha entre os protocolos IMAP e POP, dependendo da conta em questão.

A partir de agora o Gmail para Android passa a ser uma alternativa muito interessante, devido à possibilidade de trabalharmos com outras contas de e-mail além daquelas criadas no serviço do Google. Uma alternativa bacana e bastante atrativa (vale pelo menos a tentativa), até mesmo para substituir o aplicativo padrão do Android, nestes casos. Isto sem falar na capacidade de trabalhar com diversas contas em um único aplicativo. O visual do aplicativo também é bem clean, vale também lembrar.

Gmail 5.0

Uma ótima sacada do Google, não? Desta forma, muito provavelmente um grande número de usuários do Android abandonará outros softwares e passará a usar apenas o Gmail, para gerenciar todas as suas contas de e-mail, estejam elas hospedadas onde estiverem.

Dê uma olhada no vídeo abaixo, a respeito do Gmail 5.0: