Categorias

Nova versão do Opera traz integração com Messenger, WhatsApp e Telegram

O Opera continua inovando na tentativa de angariar novos usuários e ampliar sua participação no mercado: a partir de agora, ele traz integração com Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram.

O usuário poderá utilizar uma barra lateral na interface do navegador e acessar aplicativos de mensagens diretamente no próprio Opera enquanto navega pela web.

A desenvolvedora aproveitou os recursos das versões web dos serviços de mensagens que pouca gente usa, em favor dos aplicativos dedicados, para promover uma integração que busca facilitar a vida dos usuários. Os atalhos para as três principais alternativas ficam presentes na tela inicial do navegador e podem ser fixados na barra lateral. O usuário pode escolher acessar os recursos de contatos e conversação na própria barra lateral ou em uma janela pop-up.

 

Segundo a empresa, é hora de “repensar os navegadores”. Em seu comunicado oficial, a Opera destaca que os aplicativos de mensagens “mudaram completamente nossas vidas, nos permitindo trabalhar, descobrir novas coisas e nos comunicar ao mesmo tempo”. Entretanto, segundo a empresa, “navegar e conversar simultaneamente é desajeitado e ineficiente agora, na medida em que você precisa alternar entre abas para responder uma mensagem”. Pensando nisso, a desenvolvedora resolveu introduzir a nova funcionalidade em seu navegador.

A novidade saiu da fase de testes e já está sendo distribuída em uma atualização do navegador para todos os usuários, que deverão ter acesso pleno ao recurso até o final da semana. A funcionalidade faz parte da iniciativa Opera Reborn, que tenta revitalizar o navegador com uma mudança total de visual, melhorias de segurança e estabilidade. e incorpora à versão tradicional do programa alguns dos conceitos que estrearam no experimental Opera Neon.