Categorias

Novidades no Windows 10 incluem Linux no Explorador de Arquivos e Barra de Notícias

A Microsoft disponibilizou através do programa Windows 10 Insider o Preview Build 19603, com algumas novidades de peso para o sistema operacional.

O primeiro destaque que mais chama a atenção é uma visão que seria impossível dez anos atrás: um ícone do Linux dentro do Windows. O casamento entre os antigos rivais ficou ainda mais sólido.

Não é de hoje que usuários do sistema operacional da Microsoft conseguem acessar seus arquivos de Linux sem precisar sair do sistema, mas agora esse recurso vai ficar ainda mais fácil de usar com um atalho no Explorador de Arquivos para quem tem o Windows Subsystem for Linux (WSL) na máquina.

A partir desse atalho, é possível visualizar todas as distros Linux disponíveis e navegar por seus arquivos tranquilamente como se fossem pastas nativas do Windows.

Outro destaque do Preview Build 19603 tem a ver com o momento mundial: a possibilidade de conferir notícias em tempo real diretamente na Área de Trabalho do Windows. Essa não é uma iniciativa inédita da Microsoft (quem lembra do Active Channel do Windows 98?), mas é uma nova tentativa de fazer a funcionalidade decolar.

Desta vez, a chamada Microsoft News Bar (Beta) reúne informações de 4.500 fontes que fazem parte da rede de notícias Microsoft News de todo o globo. O conceito é simples, como a própria empresa define: “ela está lá para mantê-lo atualizado quando você precisar, como e onde precisa”.

A funcionalidade é altamente configurável: é possível definir cor de fundo, em que posição ela irá ficar, as fontes de informação, minimizar, tem suporte a tema claro e tema escuro. A Microsoft realmente espera que os usuários se acostumem com o conceito de receber notícias atualizadas diretamente ao longo do dia.

Por enquanto, o recurso oferece apenas notícias gerais e cotações da Bolsa de Valores, mas os planos incluem notícias esportivas e previsão do tempo no futuro. No momento, infelizmente, a Microsoft News Bar está disponível apenas para os Estados Unidos, mas a ferramenta deve ser liberada para outras regiões quando se tornar uma atualização pública do Windows 10.

Além dessas duas grandes novidades, o Preview Build 19603 traz ainda recomendações de limpeza de disco centralizadas na nova área Configurações de Armazenamento, suporte ao formato de imagem RAW da Canon CR3 e diversas correções de bugs do sistema operacional.