Categorias

Novo Firefox poderá abrir mais de 1.500 abas em 15 segundos

Se seu navegador já começa a entregar os pontos depois da vigésima aba aberta, você não vai acreditar nessa notícia: o próximo Firefox será capaz de abrir mais de 1.500 abas em apenas 15 segundos, sem travar.

Pelo menos é o que alega Dietrich Ayala, desenvolvedor da Mozilla que conduziu testes de laboratório com as versões 55 e 56 do navegador e ficou impressionado com os resultados.

Ayala testou diferentes versões do Firefox para abrir simultaneamente 1691 endereços de internet salvos nos Favoritos e mediu tanto o tempo gasto para abrir essa quantidade absurda de abas como também o consumo de memória no sistema. Nos dois critérios, as próximas versões do Firefox deram um banho em suas predecessoras.

Enquanto o já ultrapassado Firefox 51 levava 8 minutos para abrir todas as páginas, tanto a versão 55 quanto a 56 teriam conseguido a façanha em apenas 15 segundos:

Segundo a medição de Ayala, o consumo de memória também foi reduzido sensivelmente, mesmo em comparação com o Firefox 54, que introduziu o sistema de multiprocessamento no navegador. O resultado foi uma queda de 2GB de RAM para menos de um gigabyte exigido por 1691 abas! Veja o gráfico:

O desenvolvedor atribui essa melhora surpreendente ao chamado Projeto Quantum Flow, em suas palavras, “um punhado de engenheiros fazendo mudanças que impactam diretamente a responsividade do Firefox” e afirma que essa é a maior melhoria no Firefox desde que ele começou a trabalhar na Mozilla, há mais de uma década.

Mas os testes realizados pelo desenvolvedor guardam uma “pegadinha”: Ayala desligou o acesso à internet no seu Mac. Ele explica que o objetivo do teste não era avaliar nem a velocidade da conexão, nem a renderização de páginas, mas o motor do Firefox em si. Então, na verdade, está sendo medido o tempo que o Firefox leva para abrir uma aba e realizar uma solicitação de acesso ao endereço. Tivesse tentado abrir, de fato, 1691 páginas com seus respectivos elementos e scripts, dificilmente os testes seriam concluídos, mesmo com um décimo desse volume.

A previsão da Mozilla é que a versão 55 do Firefox seja lançada para o grande público na primeira semana de Agosto, com a versão 56 chegando no final de Setembro.