Categorias

Novo malware para Android pode danificar celulares fisicamente

Você se preocupa com malwares que roubam dados, que espionam suas atividades online, que danificam dados ou até mesmo os sequestram (ransomwares) informações? Pois bem, agora temos uma nova praga virtual, a qual é capaz de danificar fisicamente celulares Android.

O novo malware, chamado Loapi, executa uma série de tarefas, incluindo ataques DDoS, envio de mensagens de texto, assinatura de serviços pagos sem que o usuário saiba, etc. Ele também minera uma nova criptomoeda secretamente, a Monero, e é justamente aqui que está seu maior risco.

Acontece que ao realizar tal tarefa, o Loapi drena energia excessivamente. O uso de energia é tão intenso que após alguns dias (2, no teste da Kaspersky Labs) rodando o malware foi capaz de inchar a bateria de um smartphone (foto abaixo).

O Loapi encontra-se escondido dentro de aplicativos distribuídos em lojas alternativas, e até o momento não foi encontrado dentro do Google Play. Ele também é distribuído através de anúncios e de spam via SMS.

O perigoso malware também é capaz de bombardear o usuário com telas requisitando permissões de administrador, na expectativa, obviamente, de vencê-lo pelo cansaço e assim obter as desejadas permissões. Uma vez obtida a permissão, ele é capaz inclusive de impedir a instalação de apps de segurança que poderiam eventualmente eliminá-lo.

Até o momento, não existem indícios de presença do Loapi em aplicativos e jogos disponíveis através do Google Play.