Categorias

Novo papa está sendo utilizado como isca de ataques maliciosos

Papa é isca para spams com malwares

A empresa de segurança Trend Micro divulgou um relatório, que mostra que a escolha do papa Francisco está sendo utilizada como isca para disseminar malwares pela internet.

Segundo a companhia, o método é recorrente. Spammers disparam mensagens para uma base de usuários, com supostos links de notícias sobre o tema. Mas, na realidade, os links direcionam o usuário para páginas maliciosas, cujo objetivo final é fazer com que os usuários cliquem em links, que instalem vírus em suas máquinas.

Boa parte dos spams identificados pela empresa utilizam a logomarca da CNN, para fazer com que as vítimas acreditem que se trate de algo legítimo. Entre os códigos maliciosos encontrados nestes links, estão infostealers, backdoors, remote access trojans (RATs) e rootkits.

As recomendações da Trend Micro para que os usuários mantenham suas máquinas livres desse tipo de malware são bem simples: basta manter o sistema operacional atualizado, deixar o antivírus ligado e atualizado, e não clicar em links enviados por pessoas desconhecidas.