Categorias

Novo recurso do iCloud permite restauração de versões anteriores de arquivos

A Apple adicionou um novo recurso ao iCloud, o qual permite que os usuários recuperem dados anteriores. A partir de agora, arquivos apagados (acidentalmente ou não) podem ser recuperados para o iCloud Drive, e alterações nos calendários e nos contatos podem ser desfeitas.

Trata-se de um sistema que introduziu uma espécie de “máquina do tempo” no iCloud.com: os usuários podem assim restaurarem versões anteriores de seus arquivos, por exemplo.

Snapshots de arquivos recentes são exibidos (alterações em arquivos podem assim serem revertidas), bem como da base de dados de contatos e do calendário, e o usuário pode escolher a data desejada para restauração.

Vale lembrar, entretanto, que a restauração de um calendário provoca o reenvio de todos os convites, além da desativação do compartilhamento. De maneira um tanto quanto similar, a restauração de uma base de dados de contatos desfaz qualquer alteração desde o último snapshot (por exemplo, contatos adicionados no intervalo são perdidos).

iCloud

O novo recurso pode ser acessado através do iCloud.com, através das configurações “avançadas”. 3 novas opções existem aí, agora: “Restaurar arquivos”, “Restaurar contatos” e “Restaurar calendários e lembretes” (“Restore files”, “Restore contacts” e “Restore calendars and reminders”, respectivamente).

A Apple parece manter um backup dos últimos 30 dias no que diz respeito aos arquivos, além disso, e a novidade é independente do backup normal do iCloud.