Categorias

Novo recurso: Facebook agora pode informar qual música você está ouvindo

No ano passado, o Facebook adicionou um novo botão para postar seus “sentimentos” em uma atualização de status. Você também pode adicionar “atividades” como “assistindo um filme”, “ouvindo música” ou “comendo pizza”. Desde então, a rede social viu 5 bilhões de status desse tipo sendo criados, e hoje, a empresa está levando a criação de posts um passo adiante.

A última versão do Facebook para iOS e Android reconhece automaticamente a música que você está ouvindo ou programa de TV que você está assistindo e adiciona ao seu status. O recurso parecido com o Shazam é chamado de “audio recognition” (ou ‘reconhecimento de áudio’, em português), e começa a ouvir logo que você cria um novo status.

O aplicativo do Facebook passará a reconhecer automaticamente o som toda vez que o usuário tocar no botão “O que estou fazendo” para digitar um status. Feito isso, o  recurso exibirá automaticamente o resultado de sua escuta e será possível publicá-lo. A ideia é não ter que digitar o que você está ouvindo ou vendo na TV.

screen_shot_2014-05-21_at_1.47.11_pm

A rede social deixou claro ainda que o recurso não irá “vigiar” você: “Nós não podemos identificar os ruídos de fundo e conversas”, garante a empresa. “Sons são usados apenas para encontrar uma correspondência e nunca são armazenados”.

Facebook diz que o recurso vai ser lançado gradualmente para os usuários dos Estados Unidos nas próximas semanas, infelizmente ainda não há declarações sobre sua ida para outros países, nem se ele será capaz de reconhecer programas de televisão em outras línguas.