Categorias

Novo tipo de Wi-Fi quer conquistar o mercado de Internet das Coisas

Menos de dois meses depois do anúncio da evolução do Bluetooth, um novo padrão de comunicação quer competir pelo domínio do mercado de Internet das Coisas. Ninguém menos que o conhecido Wi-Fi.

O popular Wi-Fi não é adotado para os pequenos dispositivos que compõem a chamada Internet das Coisas pelo seu consumo elevado de energia, mas o mesmo grupo responsável pelo padrão criou um novo tipo.

Batizado de Wi-Fi HaLow (pronuncia-se da mesma forma que “Halo”, a franquia de jogos), o novo padrão na verdade é uma extensão do vindouro 802.11ah. Seu consumo de energia será muito inferior, projetado para funcionar em dispositivos de todo tipo, com um alcance maior e uma maior penetração através de paredes.

halow

Segundo o comunicado oficial, “HaLow irá oferecer características similares em termos de vida útil de bateria às tecnologias que existem hoje em dia”. Embora o modelo atual de Wi-Fi já possa ser encontrado em dispositivos da Internet das Coisas, como câmeras de segurança, a mudança foi necessária para entrar no território do seu principal rival, o Bluetooth, e conquistar o mercado de wearables, sensores de todo tipo e dispositivos domésticos.

Entretanto, embora o Bluetooth já prometa uma evolução para o ano que vem, o Wi-Fi HaLow só estará concluído em 2018, quando a entidade responsável pelo padrão passará a emitir certificações para produtos compatíveis com a nova tecnologia.

Mesmo chegando atrasado, sua capacidade de se conectar diretamente com o roteador e mesmo com outros aparelhos já conectados com o Wi-Fi, como smartphones e notebooks, assim como seu maior alcance podem representar uma séria ameaça ao Bluetooth pelo controle da Internet das Coisas. A briga promete esquentar nos próximos anos.