Categorias

Novo vídeo falso de Dilma Rousseff está propagando golpes bancários

Pesquisadores do Laboratório da ESET, fornecedora de soluções de segurança, identificaram um novo tipo de ataque online e o alvo são os brasileiros.

Através de um vídeo falso, no qual, supostamente, a Presidente Dilma Rousseff poderia ser vista debochando dos recentes protestos que aconteceram no país, o malware tenta instalar um Trojan no seu dispositivo.

Obviamente, para assistir o suposto vídeo, quem recebeu o email deveria baixar um arquivo HTML. Só que ao tentar abri-lo, o usuário é redirecionado para fazer um download pelo Dropbox e acaba ganhando um código malicioso no computador.

image001

Segundo a ESET, trata-se de um trojan bancário detectado como MSIL/TrojanDownlaode.Banload. O malware tem o objetivo de roubar credenciais bancárias dos usuários quando os mesmos acessam serviços de banco online.

As estatísticas da empresa apontam que o falso vídeo já recebeu mais de 4 mil cliques e 98% foram de usuários brasileiros.

“Os usuários precisam ficar atentos a esse tipo de golpe. Além de manterem um sistema de segurança instalado e atualizado no computador ou qualquer outro dispositivo de acesso à internet, nunca devem clicar em links ou anexos de fontes não confiáveis”, explica Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

Caso seu computador tenha sido infectado, você pode perceber algumas coisas, por exemplo, se o usuário utiliza um navegador que não seja o Internet Explorer o código malicioso mostra uma mensagem de erro ao tentar se conectar a um site de banco.

Vale ficar atento também à página do banco que você verá ao acessar o site: Se você estiver usando o Internet Explorer, será encaminhado para um site falso, no qual suas credenciais serão roubadas.

Outra maneira de verificar se você está infectado é perceber que uma mensagem de erro sempre é exibida quando os dados de login forem inseridos.

Caso tenha sido infectado, não se esqueça de alterar todas as suas senhas e instalar um antivírus.