Categorias

Novo vírus explora sete vulnerabilidades vazadas da NSA

Pesquisadores de segurança alertam para um novo vírus que explora sete vulnerabilidades do Windows vazadas da NSA pelo grupo Shadow Brokers.

Batizada de EternalRocks, a nova ameaça por enquanto está dormente, se alastrando em modo silencioso e aguardando instruções para desferir um ataque que pode acontecer a qualquer momento.

Felizmente, se o seu sistema já está protegido contra a ação do WannaCrypt, ele também está seguro contra o EternalRocks. Ainda que ele explore 7 vulnerabilidades do Windows ao invés de apenas duas como o ransomware que se tornou famoso, todas essas falhas de segurança são baseadas no Windows Server Message Block (SMB) e já foram corrigidas pela Microsoft. As mesmas medidas de proteção tomadas contra o WannaCrypt terão efeito também contra o EternalRocks.

Entretanto, os especialistas revelam que o novo vírus está agindo desde o começo de Maio, de forma furtiva. Ao contrário do Adylkuzz, que também apareceu na mesma época e explora vulnerabilidades semelhantes, o EternalRocks a princípio não faz nada e não chama a atenção. Após a infecção, ele baixa um navegador encriptado Tor para se comunicar com seu servidor de comando. Então, ele aguarda 24 horas antes de começar a se replicar, para confundir a detecção e atrapalhar as análises. O vírus chega a se nomear WannaCry, como forma de camuflagem.

O propósito do EternalRocks, assim como o número de sistemas afetados, é desconhecido. Seus criadores podem enviar novos módulos sem aviso e ativar o vírus para todas as suas vítimas, acionando um ransomware, minerando moedas virtuais, assimilando as máquinas para uma botnet ou mesmo furtando dados privados e bancários. As empresas de antivírus estão atualizando suas assinaturas para detectar o novo malware e os usuários são instruídos a manter seus sistemas atualizados.